Infiltrações articulares

Infiltrações articulares

Você já ouviu falar de infiltração?

Trata-se de um procedimento médico para tratar dores - e especialmente processos inflamatórios - localizados com a injeção de medicações ou dentro de uma articulação ou em estruturas periarticulares como bursas e tendões.

Algumas pessoas - devido a problemas de saúde como doença renal, doença hepática ou cardíaca - não podem abusar de medicações como antiinflamatórios ou corticoides por via oral. Desse modo, as infiltrações se tornam uma grande estratégia para o tratamento de tendinites, bursites, artrites e outros processos dolorosos articulares. A medicação não vai para a corrente sanguínea e o paciente não sofrerá seus efeitos colaterais.

Outras situações tem o processo inflamatório localizado em estruturas muito precisas e que muitas vezes a medicação em via sistêmica não penetra o suficiente no local, como exemplo algumas bursites ou mesmo o dedo em gatilho ou a síndrome do túnel do carpo. A infiltração se torna mais útil ainda para agir com exatidão na origem da dor.

A indicação da infiltração também pode ser para um alívio mais imediato da dor. Por exemplo, em uma doença como a artrite reumatoide, na qual o tratamento de base demora algumas semanas para o pleno efeito, uma infiltração intra-articular em uma junta com uma artrite mais exuberante é muito bem-vinda para um alivio sintomático mais breve. Outra indicação interessante é em pacientes com osteoartrite que necessitam fazer reabilitação com fisioterapia e exercícios físicos, mas estão com uma dor mais exuberante em alguma junta que impossibilita o processo. Assim, uma infiltração quando bem indicada pode ser um bom empurrão para que o paciente inicie sua reabilitação sem dor.

Na osteoartrite de joelhos, uma medicação diferenciada - o acido hialurônico - também pode ser utilizada para ajudar a repor a Matriz extracelular e retardar a progressão da doença. Porém, o médico tem que avaliar com parcimônia quais casos se beneficiam da medida.

Apenas médicos podem tanto realizar a infiltração quanto indicá-la. Eu como reumatologista estou apto para realizá-las nos mais diversos pontos do corpo humano caso haja a indicação. Na imagem, temos uma paciente da nossa clínica realizando uma infiltração para uma Tenossinovite de Quervain.