O que é Reumatologia?

O que é Reumatologia?

Atualizado: 7 de abr. de 2019

O que faz um reumatologista? Que tipo de doença ele cuida? O que é Reumatologia? São várias dúvidas a respeito da minha especialidade que é natural aparecerem no dia a dia. Não tem problema: irei explicar tudo para você.

Reumatologia é a especialidade médica que se dedica ao cuidado de doenças do tecido conjuntivo, ou seja, dos tendões, dos músculos, das cartilagens, dos ligamentos e dos ossos, ou seja, das articulações. Assim, estudamos doenças que atingem essas estruturas seja por mecanismos autoimunes ou por outros mecanismos como causas mecânicas, causas metabólicas e etc. Esse conjunto de doenças é denominado Doenças Reumáticas, ou, em português claro, Reumatismos.

Do grupo de doenças reumáticas autoimunes, ou colagenoses, destaco algumas como Lúpus, Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Vasculites, Síndrome de Sjögren, Artrite Psoriática e Dermatomiosite. São doenças crônicas, sem cura, que precisam de um cuidado contínuo ao longo da vida para evitar ou tratar as complicações e também para amparar os danos e garantir uma adequada reabilitação dos pacientes. Muitos acreditam que o reumatologista é o médico que cuida de todas as doenças autoimunes, mas isso não é verdade. Algumas doenças causadas pela imunidade são cuidadas por outras especialidades, como por exemplo o Diabetes Tipo I que é cuidado pela Endocrinologia e a Esclerose Múltipla pela Neurologia.

Já o outro grupo de doenças reumáticas, fruto de distúrbios metabólicos, traz como destaque doenças como a Gota - relacionada com o excesso de ácido úrico - e a Osteoporose - fragilidade óssea que aumenta o risco de fraturas. Outra doença importante, que é causada pelo desgaste da articulação, é a Osteoartrite (ou osteoartrose, como também é conhecida).

O Reumatologista cuida também de uma importante doença chamada Fibromialgia, que acaba muitas vezes passando despercebida por outros profissionais. É uma doença sem cura, mas que consegue ter um controle muito bom através do tratamento adequado.

Discutiremos cada doença acima em postagens específicas. A reumatologia é um mundo e esse post é pequeno demais para falarmos de tudo.

Um grande abraço a todos.